Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de março de 2012

Por que os animais sofrem?


Se prestarmos atenção a nossa volta, veremos quanto os animais sofrem nas mãos desse ser “racional” chamado humano. Vemos animais abandonados, doentes, explorados para trabalho escravo ou para diversão dos homens como é feito nas touradas e nos rodeios, vemos animais vitimas de sacrifícios e da crueldade humana, chega a ser revoltante!
Os animais são seres puros, sem maldade... então por que sofrem? O que eles tem que “pagar” já que não cometem erros? Por que são vitimas dos humanos?
Fiz essa pergunta ao senhor Nelson Moraes para procurar entender pelo espiritismo essa questão, e ele me respondeu:

“Caro Alexandre, você disse bem, os animais sofrem nas mãos dos homens, isso porque a maioria dos homens são maus. Mas temos que considerar que os princípios inteligentes que animam os animais, embora não sofram para resgatar nenhum mal, pois não são responsáveis apenas seguem o instinto, estão sujeitos às leis da evolução, enquanto estão no seu ambiente natural sofrem a imposição da hierarquia alimentar predatória que os liberta muitas vezes de corpos adoentados ou fracos para retomarem um novo corpo forte e sadio, muitas vezes reencarnando em uma espécie acima da hierarquia em que estava situado.

O homem está no topo dessa cadeia, a única coisa que difere é que ele é um animal racional e em muitos o instinto predador ainda está muito presente.
Por isso Deus dotou os animais de recursos naturais diferentes para poupar-lhes maiores sofrimentos nas mãos dos predadores, quando são tomados pelo medo da morte eminente, seu organismo libera uma quantidade surpreendente de endorfina que anula quase que totalmente a dor física. O constrangimento psíquico que sofrem no momento crucial é o de conseguir escapar das presas do predador.

Os animais domésticos sofrem mais porque o ser humano é egoísta até mesmo quando diz amar seus animais e acabam impondo-lhes condições que contrariam a sua natureza. Como alimentação artificial as quais são todas de má qualidade para eles, gerando enfermidades que antigamente nunca existiram nos animais, e quando estão doentes tentam mantê-los vivos em condições miseráveis com recursos artificiais de medicamentos corrosivos quando deveriam libertá-los para que possam tomar um novo corpo forte e sadio.

Eu tenho uma cachorrinha com 15 anos de vida, ela come a mesma comida que eu como e está ótima de saúde, não usa roupas nem brincos, mas é muito bonita.
Quanto aos marginais que assassinam os animais sem motivo algum, estes responderão perante as leis divinas, suas vítimas continuarão evoluindo sem ódio e sem mágoa e sem lembranças tristes, até se tornar um ser humano como nós, e vai passar por tudo que temos passado em busca da evolução.

Abraços, Nelson Moraes.”

Achei bem coerente sua resposta, e nos faz entender como é o ciclo evolutivo de todos os seres. Já nós, os “humanos” temos que evoluir muito ainda para deixarmos de explorar os seres mais fracos em prol dos nossos interesses materialistas e pessoais.

(Alexandre Tomaz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário