Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de março de 2012

Existe vida extraterrestre?

A questão sobre a existência de vida extraterrestre sempre causou polemica e continua a fomentar o imaginário popular. A ideia de que não estamos sós no universo vem desde a antiguidade, e muitos estudiosos e cientistas renomados alimentam ainda mais essa ideia investindo pesado em pesquisas e tecnologia para buscar um possível contato com alguma civilização inteligente.

Muitos estudiosos como o escritor Erich Von Däniken não só acreditam em vida extraterrestre como acreditam que eles estiveram presentes ativamente no passado da Terra, influenciando em nossa evolução, e foram interpretados e recebidos pelos povos primitivos como “deuses”, pois estes vinham do céu e tinham “poderes” sobre-humanos.
Däniken encontrou vestígios dessas visitas dos “deuses” nos “quatro cantos” da Terra, através de monumentos, inscrições e textos sagrados (inclusive na bíblia), como o testemunho dado por Ezequiel no primeiro capítulo de seu livro, http://www.tiosam.org/Biblia/biblia.asp?livro=26&capitulo=1 onde ele descreve a visão de uma “nave espacial” estilizada pelos padrões não tecnológicos da época.
Recomendo o livro: “Eram os Deuses Astronautas?” para quem se interessar e quer saber mais sobre o assunto.

"Astronauta" esculpido na fachada da Catedral de Salamanca - Espanha, construída entre 1513 e 1733. 

Na busca pelo contato com civilizações extraterrestres, o cientista e astrônomo Carl Sagan, consultor e conselheiro da NASA dos anos 50 até sua morte em 1996, foi responsável pelas mensagens enviadas juntamente com as cinco sondas espaciais (Voyager I a Voyager V) lançadas em 1977, (a Voyager I já ultrapassou as fronteiras do nosso sistema solar). Cada sonda transporta um disco de cobre revestido de ouro, uma autêntica cápsula do tempo, com saudações em 55 línguas (incluindo o português), 115 imagens e 35 sons naturais da Terra (vento, pássaros, água...). Foram também incluídos trechos de música étnica, obras de Bach, Beethoven e Mozart. Os conteúdos destes discos foram selecionados por um comitê liderado por Carl Sagan. Sua finalidade é que um dia tal conteúdo seja encontrado por alguma civilização avançada no universo.

Disco transportado pela Voyager

São incontáveis os testemunhos de pessoas sobre avistamentos de ovnis ao redor do globo. Fotos, vídeos, provas físicas e visões coletivas engrossam os testemunhos, alguns dados como fraudes, mas muitos sem explicação cientifica. O mais famoso caso de contato extraterrestre é o de Roswell no Novo México, EUA, onde em julho de 1947 testemunhas relataram a queda de um “disco voador” e o resgate de seus tripulantes pelo governo norte americano; relatado inclusive por militares que participaram do resgate, mas que por pressão do governo tiveram que desmentir o acontecido. O livro “Projeto Livro Azul” traz informações e cópias de documentos oficiais sobre os estudos e pesquisas do governo norte americano sobre os ovnis, fica a dica para quem quer se aprofundar nesse assunto.

Jornal da época relatando a queda do "disco voador" em Roswell

Particularmente eu acredito que não estamos sós, pois o universo é infinito e não teria sentido algum existir vida inteligente só aqui na Terra. Acredito que exista civilizações mais avançadas e menos avançadas que nós espalhadas no cosmo, visto que o universo não se formou por igual, ao mesmo tempo; regiões que se originaram antes de nós podem conter civilizações mais avançadas, e regiões que se formaram depois de nós podem conter civilizações menos avançadas.... é questão de lógica! A Terra possui 4,6 bilhões de anos e o universo se originou a 13,75 bilhões de anos. Então...

Nebulosa ngc 7293, conhecida como o "olho de Deus"

Muitos perguntam: “Se eles existem, porque não fazem contato conosco? E porque não encontramos eles?” A resposta é simples:
Se eles apareceram e se apresentaram aqui na Terra no passado, a situação foi diferente, pois não existia conhecimento tecnológico na época e a humanidade levou para o lado “religioso” tais aparições. Hoje seria impossível essa exposição, pois os governos querem ter “posse” da avançada tecnologia de tais civilizações no intuito de ser usada no âmbito militar; partindo desse pensamento vejo que não estamos preparados para um contato. E a razão pela qual não encontramos vida inteligente no universo é igualmente simples, afinal estamos limitados à “matéria” e nossa tecnologia “primitiva” não nos permite vasculhar os mais infinitos rincões do universo.

Para os céticos recomendo “expandir os horizontes” dos seus pensamentos e ideias. Não é necessário dizer: “eu acredito” o necessário é avaliar as possibilidades, buscar novos conhecimentos e dizer: “será possível?”.

Há muitas moradas na Casa de meu Pai. (Jesus –João, 14:2)


Alexandre Tomaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário