Pesquisar este blog

domingo, 11 de março de 2012

Buracos de Minhoca - Viagem no tempo / espaço

Buraco de minhoca é um termo que provém da língua inglesa ''wormhole''. Matematicamente foi descrito pela primeira vez por Einstein-Rosen (Albert Einstein e Nathan Rosen), daí ser chamado também de Ponte Einstein-Rosen.





Esta ''ponte'' descreve teoricamente a existência de uma espécie de túnel onde ocorre um colapso espaço-temporal em que o tempo e o espaço podem se interconectar praticamente atingindo a valores muito baixos.

Isto se deve devida teoria matemática que trata das multi-dimensões, bastante conhecidas na ''teoria do caos'' e nos ''fractais multidimensionais''.

Um exemplo bastante elucidativo que se pode mostrar de forma bastante simples, é a interconexão multidimensional, ou seja, para que se possa ter uma ''segunda dimensão'' há que se ter infinitas ''primeiras dimensões''. Outro exemplo que se pode utilizar são as formas de se descrever umas dimensões através de outras inferiores. 

Por exemplo, para se imaginar um objeto tridimensional, devemos representá-lo através de três vistas bidimensionais, não sendo desta forma não poderemos construir um objeto, pois não teremos referência.

Portanto, a multidimensionalidade, é fato mensurável e conhecido, sendo o buraco de minhoca uma ponte que liga uma determinada dimensão no espaço-tempo à outra.



Um exemplo de ''utilização prática'', ou uma ''visualização'' seria imaginarmos o universo como uma folha de papel onde dois determinados locais poderiam representados como dois pontos numa superfície bidimensional. O menor caminho entre estes pontos seria uma linha reta traçada entre si, mas, portanto, no caso de ser representada a folha de papel tridimensionalmente, e sendo possível dobrá-la, poderíamos facilmente ligar os dois pontos dobrando a folha de papel, portanto, a reta não mais seria a distância mais curta entre os dois pontos, e sim, o furo interligando os dois pontos.

Naturalmente, para que possamos utilizar a ponte Einstein-Rosen teríamos que possuir uma tecnologia que permitisse a dobra do espaço e a anulação do tempo. Talvez, se conseguiria esta ponte através da quebra da ''barreira'' da velocidade da luz, o que a Relatividade Geral não permite, porque segundo a teoria, nada no universo atual pode ultrapassar a velocidade da luz.

Isso não anula a possibilidade de civilizações muito mais avançadas que a nossa espalhadas pelo universo usarem os "buracos de minhoca" para se locomoverem, pois para nós ainda é só teoria e ficção, já que estamos limitados às respostas do nosso grau de evolução que na verdade só servem de parâmetro para nós mesmos, e não para inteligências superiores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário