Ao longo da história da humanidade a religião ditou ao homem regras, rituais e temores, e se fez presente em todas as partes do mundo, pregando a adoração às mais diversas divindades. Em nome de “Deus” a humanidade edificou os mais impressionantes monumentos e também matou mais do que as duas guerras mundiais juntas.
Faço uma análise e vejo que continuamos a praticar os mesmos ritos e dogmas dos primórdios da civilização e continuamos a achar que Deus rege a vida de cada um dos quase 8 bilhões de habitantes da terra... transferimos assim nossos medos, vitórias e fracassos na “vontade divina”.
Acredito que Deus nos criou “auto-suficientes” e que estamos aqui para errarmos e aprendermos com nossos erros, sem a interferência divina, e assim evoluirmos paulatinamente.
Deus não necessita de louvor ou adoração, ele é um ser supremo! Mas na visão mundana, todos que são mais poderosos que nós devem e merecem ser adorados; e seguindo esse pensamento acredita-se que Deus tem essa mesma necessidade, e que através do louvor concederá benefícios a quem o louva.
Vejo as religiões brigando entre si, cada uma se julga a dona da verdade e condena a outra; vejo pessoas alienadas, fechadas às realidades da vida e do mundo em que vivem, buscando nos templos as soluções dos seu problemas, enquanto fora dele esperam essa solução “cair do céu”; vejo os falsos profetas usando as religiões para enriquecerem, se aproveitando do temor e da Ignorância do povo para tirarem proveito deles; vejo as pessoas que frequentam determinadas religiões se achando superiores as outras que não tem a mesma “fé” que elas.... e assim por diante!
Somos todos iguais, o que nos diferencia são nossos atos, e são nossos atos que nos trarão a recompensa que buscamos ou a “castigo” que tememos receber, pois Deus não é bondoso, Deus é justo! Sua justiça se fez quando ele criou a lei da “causa x efeito”, pois é essa lei que rege todo o universo.... é essa lei que rege nossa vida, e não a sua adoração ou a sua religião... o que vale é o que você faz da sua vida e o que faz com a vida dos seus semelhantes.
Acredito em Deus como a origem de tudo, como o criador dessa máquina perfeita chamada universo, acredito que Deus habita em cada um de nós e em tudo que contemplamos a nossa volta, portanto, não necessitamos de “intermediários” para chegar até Deus, não necessitamos de ritos, de práticas religiosas e nem “religiosos” ou “religiões”, pois Deus está em toda parte, é só você saber enxergar.
Alexandre Tomaz
Parabéns!!! Você disse tudo...
ResponderExcluir